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Resiliencia Você Sabe Como Construir a Sua?

Resiliencia você Sabe Como Construir a Sua? Seja Resiliente na Vida, pois todos nós enfrentamos traumas, adversidades e outros estresses. Aqui está um roteiro para se adaptar a situações de mudança de vida e emergir ainda mais forte do que antes.

 

Imagine que você vai fazer uma viagem de jangada rio abaixo. Junto com águas lentas e rasas, seu mapa mostra que você encontrará corredeiras e curvas inevitáveis. Como você se certificaria de que pode atravessar com segurança as águas turbulentas e lidar com quaisquer problemas inesperados decorrentes do desafio?

 

Talvez você consiga o apoio de vigas mais experientes ao planejar sua rota ou conte com a companhia de amigos de confiança ao longo do caminho. Talvez você leve um colete salva-vidas extra ou considere usar uma balsa mais forte. Com as ferramentas e os suportes corretos, uma coisa é certa: você não apenas superará os desafios de sua aventura no rio. Você também vai emergir como uma viga mais confiante e corajosa.

 

O que é resiliencia?

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A vida pode não vir com um mapa, mas todos passarão por voltas e reviravoltas, desde desafios diários a eventos traumáticos com impacto mais duradouro, como a morte de um ente querido, um acidente que altera a vida ou uma doença grave. Cada mudança afeta as pessoas de maneira diferente, trazendo uma torrente única de pensamentos, emoções fortes e incertezas. Ainda assim, as pessoas geralmente se adaptam bem com o tempo a situações de mudança de vida e situações estressantes – em parte graças à resiliência.

Resiliencia é o Processo de Adaptação?

Os psicólogos definem a resiliência como o processo de adaptação em face de adversidades, traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse – como problemas familiares e de relacionamento, sérios problemas de saúde ou fatores de estresse financeiros e no local de trabalho. Por mais que a resiliencia envolva “se recuperar” dessas experiências difíceis, ela também pode envolver um crescimento pessoal profundo.

 

Embora esses eventos adversos, assim como as águas turbulentas dos rios, sejam certamente dolorosos e difíceis, eles não precisam determinar o resultado de sua vida. Existem muitos aspectos de sua vida que você pode controlar, modificar e crescer. Esse é o papel da resiliência. Tornar-se mais resiliente não apenas o ajuda a superar circunstâncias difíceis, mas também o capacita a crescer e até mesmo a melhorar sua vida ao longo do caminho.

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O que resiliencia não é

Ser resiliente não significa que uma pessoa não terá dificuldade ou angústia. Pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas geralmente experimentam dor emocional e estresse. Na verdade, o caminho para a resiliência provavelmente envolverá considerável sofrimento emocional.

Embora certos fatores possam tornar alguns indivíduos mais resilientes do que outros, a resiliencia não é necessariamente um traço de personalidade que apenas algumas pessoas possuem. Pelo contrário, a resiliência envolve comportamentos, pensamentos e ações que qualquer pessoa pode aprender e desenvolver. A capacidade de aprender resiliência é um dos motivos pelos quais as pesquisas mostram que a resiliência é comum, não extraordinária. Um exemplo é a resposta de muitos americanos aos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 e aos esforços de indivíduos para reconstruir suas vidas após a tragédia.

Como construir um músculo, aumentar sua resiliência requer tempo e intencionalidade. Focar em quatro componentes principais – conexão, bem-estar, pensamento saudável e significado – pode capacitá-lo a suportar e aprender com experiências difíceis e traumáticas. Para aumentar sua capacidade de resiliencia às intempéries – e superar – as dificuldades, use essas estratégias.

 

Construa com Resiliencia Suas Conexões

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Priorize relacionamentos. Conectar-se com pessoas empáticas e compreensivas pode lembrá-lo de que você não está sozinho em meio às dificuldades. Concentre-se em encontrar pessoas confiáveis ​​e compassivas que validem seus sentimentos, o que apoiará a habilidade de resiliencia.

A dor de eventos traumáticos pode levar algumas pessoas a se isolarem, mas é importante aceitar a ajuda e o apoio daqueles que se preocupam com você. Quer você vá a um encontro noturno semanal com seu cônjuge ou planeje um almoço com um amigo, tente priorizar o contato genuíno com pessoas que se importam com você.

Junte-se a um grupo. Junto com os relacionamentos pessoais, algumas pessoas descobrem que ser ativo em grupos cívicos, comunidades religiosas ou outras organizações locais fornece apoio social e pode ajudá-lo a recuperar a esperança. Grupos de pesquisa em sua área que poderiam lhe oferecer apoio e um senso de propósito ou alegria quando você precisar.

 

Promova o bem-estar

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Tenha cuidado com seu corpo. O autocuidado pode ser uma palavra da moda popular, mas também é uma prática legítima para a saúde mental e o desenvolvimento de resiliência. Isso porque o estresse é tanto físico quanto emocional. Promover fatores positivos de estilo de vida, como nutrição adequada, sono amplo, hidratação e exercícios regulares, pode fortalecer seu corpo para se adaptar ao estresse e reduzir o impacto de emoções como ansiedade ou depressão.

Pratique a atenção plena. Um diário consciente, ioga e outras práticas espirituais, como oração ou meditação, também podem ajudar as pessoas a construir conexões e restaurar a esperança, o que pode prepará-las para lidar com situações que exigem resiliência. Ao fazer um diário, meditar ou orar, ruminar os aspectos positivos de sua vida e relembrar as coisas pelas quais você é grato, mesmo durante as provações pessoais.

Evite saídas negativas. Pode ser tentador mascarar sua dor com álcool, drogas ou outras substâncias, mas é como colocar um curativo em uma ferida profunda. Em vez disso, concentre-se em dar a seu corpo recursos para administrar o estresse, em vez de tentar eliminar totalmente a sensação de estresse.

 

Encontre o propósito

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Ajude outros. Quer você seja voluntário em um abrigo local para sem-teto ou simplesmente apóie um amigo em um momento de necessidade, você pode reunir um senso de propósito, promover a autoestima, conectar-se com outras pessoas e ajudar outros de forma tangível, tudo o que pode capacitá-lo a crescer em resiliência.

Seja pro ativo. É útil reconhecer e aceitar suas emoções durante os tempos difíceis, mas também é importante ajudá-lo a promover a autodescoberta perguntando-se: “O que posso fazer a respeito de um problema em minha vida?” Se os problemas parecerem grandes demais para serem resolvidos, divida-os em partes administráveis.

Por exemplo, se você foi despedido no trabalho, pode não ser capaz de convencer seu chefe de que foi um erro deixá-lo ir. Mas você pode passar uma hora por dia desenvolvendo seus principais pontos fortes ou trabalhando em seu currículo. Tomar a iniciativa o lembrará de que você pode reunir motivação e propósito mesmo durante períodos estressantes de sua vida, aumentando a probabilidade de você se levantar novamente em momentos difíceis.

Mova-se em direção aos seus objetivos. Desenvolva algumas metas realistas e faça algo regularmente – mesmo que pareça uma pequena realização – que lhe permita avançar em direção às coisas que deseja realizar. Em vez de se concentrar em tarefas que parecem inatingíveis, pergunte-se: “O que sei que posso realizar hoje que me ajuda a seguir na direção que quero seguir?” Por exemplo, se você está lutando contra a perda de um ente querido e quer seguir em frente, você pode ingressar em um grupo de apoio ao luto em sua área.

Procure oportunidades de autodescoberta. As pessoas freqüentemente descobrem que cresceram em algum aspecto como resultado de uma luta. Por exemplo, após uma tragédia ou sofrimento, as pessoas relataram relacionamentos melhores e uma maior sensação de força, mesmo quando se sentindo vulneráveis. Isso pode aumentar seu senso de autoestima e aumentar sua apreciação pela vida.

 

Abrace pensamentos saudáveis

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Manter as coisas em perspectiva. A forma como você pensa pode desempenhar um papel significativo em como você se sente – e em quão resistente você é quando se depara com obstáculos. Tente identificar áreas de pensamento irracional, como tendência a catastrofizar as dificuldades ou presumir que o mundo está atrás de você, e adote um padrão de pensamento mais equilibrado e realista. Por exemplo, se você se sentir oprimido por um desafio, lembre-se de que o que aconteceu com você não é um indicador de como será o seu futuro e que você não está desamparado. Você pode não ser capaz de mudar um evento altamente estressante, mas pode mudar a forma como interpreta e reage a ele.

Aceite a mudança. Aceite que a mudança faz parte da vida. Certos objetivos ou ideais podem não ser mais alcançáveis ​​como resultado de situações adversas em sua vida. Aceitar circunstâncias que não podem ser alteradas pode ajudá-lo a se concentrar nas circunstâncias que você pode alterar.

Mantenha uma perspectiva otimista. É difícil ser positivo quando a vida não está indo do seu jeito. Uma perspectiva otimista permite que você espere que coisas boas lhe aconteçam. Tente visualizar o que você quer, em vez de se preocupar com o que teme. Ao longo do caminho, observe todas as maneiras sutis pelas quais você começa a se sentir melhor ao lidar com situações difíceis.

Aprenda com seu passado. Ao olhar para trás e para ver quem ou o que foi útil em tempos de angústia anteriores, você pode descobrir como pode responder com eficácia a novas situações difíceis. Lembre-se de onde você foi capaz de encontrar forças e pergunte-se o que aprendeu com essas experiências.

 

Procurando ajuda

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Obter ajuda quando você precisa é crucial para construir sua resiliência.

Para muitas pessoas, usar seus próprios recursos e os tipos de estratégias listadas acima podem ser suficientes para construir sua resiliência. Mas às vezes, um indivíduo pode ficar preso ou ter dificuldade em fazer progressos no caminho da resiliência.

Um profissional de saúde mental licenciado, como um psicólogo, pode ajudar as pessoas a desenvolver uma estratégia adequada para seguir em frente. É importante obter ajuda profissional se sentir que não consegue funcionar tão bem como gostaria ou realizar atividades básicas da vida diária como resultado de uma experiência de vida traumática ou estressante. Lembre-se de que diferentes pessoas tendem a se sentir confortáveis ​​com diferentes estilos de interação. Para obter o máximo de seu relacionamento terapêutico, você deve se sentir à vontade com um profissional de saúde mental ou em um grupo de apoio.

O importante é lembrar que você não está sozinho na jornada. Embora você possa não ser capaz de controlar todas as suas circunstâncias, você pode crescer concentrando-se nos aspectos dos desafios da vida que você pode enfrentar com o apoio de entes queridos e profissionais de confiança.

 

 

 

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