neville goddard palestra jesus cristo

O Núcleo do Homem Palestra de Neville Goddar de 1967

O último capítulo do poema de William Blake, “Jerusalém” (ilustração 77), é dirigido aos cristãos. Nele ele diz: “Os demônios são religiões falsas. Não conheço nenhum outro Cristianismo e nenhum outro evangelho, além da liberdade do corpo e da mente para exercer as artes divinas da Imaginação. Imaginação, o mundo real e eterno do qual este universo vegetal é apenas uma sombra tênue, e na qual viveremos em nossos corpos eternos ou imaginativos quando esses corpos mortais vegetais não existirem mais. Os apóstolos não conheciam nenhum outro evangelho. O que é esse talento que é uma maldição para esconder?

Quais são os tesouros do céu que devemos acumular para nós mesmos? Eles são outros que estudos mentais e performances? ”

 

Este é o único cristianismo que Blake poderia afirmar. Ele nunca conheceu nenhum outro evangelho, ou Cristo, além de sua maravilhosa imaginação humana! Se você aceitar sua imaginação humana como Cristo e praticar a divina arte de imaginar, chamada arrependimento, Cristo surgirá em você e você experimentará as Escrituras. Quando você se arrepende, uma mudança radical de pensamento deve ocorrer. Se a vida é ruim e você pratica esta divina arte de imaginar, pensará que a vida é boa.

 

A imaginação pode ver, tocar, ouvir, saborear e sentir coisas diferentes daquilo que seus sentidos estão experimentando agora. Se você persistir em reconhecer o que seus sentidos interiores estão lhe dizendo, até que esteja persuadido de sua realidade, verá suas evidências. Então você saberá por experiência quem Cristo realmente é. A imaginação é o único Cristo de que Blake já ouviu falar. Os apóstolos não conheciam outra, e qualquer outra crença era uma religião falsa que Blake chamava de diabo. Quando você acredita em alguém de fora, você o coloca em conflito com o segundo mandamento. Você fez uma imagem de escultura, mas [foi] dito para “fazer nenhuma imagem de escultura para mim.” E quando você pensa que alguém além de você é Cristo, sua religião é falsa e você tem um demônio.

 

Agora, deixe-me compartilhar esta experiência perfeitamente maravilhosa com você. Um amigo escreveu: “No escritório me deparei com um problema; então – acreditando que a imaginação cria a realidade – peguei duas palavras que seriam escritas por uma certa pessoa se o problema fosse resolvido e as formei na minha imaginação. dia a dia, no entanto, essas palavras se reorganizariam em um pensamento negativo e eu teria que corrigi-las vez após vez.

 

“Naquela noite, adormeci ao ver essas palavras e, no meu sonho, elas mais uma vez se reorganizaram para indicar a continuidade do problema. Enquanto eu tentava corrigi-las, um braço vestido de branco apareceu e escreveu as duas palavras com a letra idêntica de aquele que escreveria o roteiro – se fosse verdade. “Vendo isso, caí em um sono profundo e quando acordei, lembrando da experiência, passei o dia como um sonâmbulo. Naquela noite, ao me aposentar, enquanto pensava nessas palavras, senti uma energia crescer dentro de mim tão forte que não pude retornar ao estado de dúvida. Encarei esse sentimento como uma resposta maravilhosa e abandonei todo desejo de revisar as palavras mais uma vez.

 

Não sei se o evento aconteceu ou não, mas sei que sim, pois a imaginação cria a realidade. A imaginação humana – enterrada em tudo – é Cristo Jesus, e não há outra. Cristo deve despertar em você; e quando o fizer, você – individualmente – experimentará Cristo.

 

Todo mundo sofre! Você pode viver em um estado saudável e não conhecer o sofrimento físico, mas sofrerá com a perda de um amigo. O versículo mais curto das escrituras é: “Jesus chorou”. Aqui está Deus derramando uma lágrima. Quando alguém sai de sua vida e você não pode mais tocá-lo fisicamente, você sofre em sua imaginação; portanto, Cristo sofre. Como Blake, não conheço nenhum outro cristianismo ou outro evangelho. Se você acredita em qualquer outra, você tem uma religião falsa que é o diabo.

 

Agora, deixe-me compartilhar outra experiência de meu amigo. Ele disse: “Eu me encontrei no Oriente Próximo, em uma comunidade primitiva, mas comercial e intelectual de seu tempo. Eu estava lá com o único propósito de ouvir você falar para a multidão de um armazém de grãos. Desejando ouvir todos palavra que você disse, mesmo as observações involuntárias casuais, pedi aos aldeões que citassem qualquer coisa que já tivessem ouvido você dizer. Pareceu levar semanas para ouvir você e os relatórios dos aldeões. Então, meus pais terrenos vieram, preocupados com minha morada Eu era completamente indiferente a eles. Mas enquanto meu pai se sentava em um saco de grãos e ouvia você, percebi que ele também estava começando a entender. “Então, encontrei você numa rua lateral. Você estava vestindo uma longa túnica branca. Como eu disse a vocês sobre minhas experiências.

 

Ele viu corretamente. Agora deixe-me mostrar onde ele está nas escrituras. No livro de Lucas, Jesus – com a idade de doze anos – foi levado para a Páscoa em Jerusalém. (Agora, doze é a idade da puberdade, quando um homem pode criar.) Quando seus pais voltaram para a Galiléia, eles descobriram que Jesus estava desaparecido e o procuraram por três dias. Encontrando-o no templo, questionando os professores, sua mãe disse: “Filho, como você pode fazer isso conosco? Você não sabe que seu pai e eu o procuramos ansiosamente?” Então Jesus respondeu: “Por que me procurais? Não sabes que devo estar na casa de meu Pai?”

 

A King James Version traduz esta frase como “sobre os negócios de meu Pai”, mas a pergunta feita implica espaço ou localização. Se Jesus está sendo procurado, deve estar em algum lugar; então a Versão Padrão Revisada o traduz como um lugar, chamando-o de ‘casa do meu Pai’. Mas não rejeite a versão King James, pois vim para fazer a vontade daquele que me enviou e que é cumprir sua obra. Falando de algo totalmente diferente agora, Jesus ignorou qualquer linhagem física e disse: “Devo tratar dos negócios de meu Pai.” Então é dito: “Eles não entenderam a palavra que ele lhes falou.”

 

Meu amigo chegou ao fim de sua jornada. Ele não evocou essa experiência, simplesmente aconteceu. E quando a escritura se desdobra de dentro, não pode ser negada. Estamos aqui para cumprir as Escrituras – a palavra de Deus, não para construir monumentos para nós mesmos ou ter livros escritos sobre nós; pois o que não está registrado nas escrituras é inexistente. No espírito, eu disse a ele que ele estava desempenhando o papel de Cristo aos doze anos de idade. Ele agora está se movendo em direção ao fim inevitável, quando ele conhece a verdade que tudo que ele vê: embora apareça fora dela, está dentro de sua imaginação, da qual este mundo da mortalidade é apenas uma sombra.

 

Esta manhã acordei muito cedo para levantar, então permaneci na cama e finalmente caí em um certo estado de sono em que estava com minha esposa, meus irmãos, amigos e muitos de vocês. Enquanto estava lá, eu disse que era um sonho, e que se eu acordasse, desapareceria e você deixaria de ser – para mim. Então acordei e, no que me dizia respeito, você havia partido e eu havia desaparecido de sua vista.

 

Neste momento, meu corpo está em outro lugar. Se eu acordasse agora, desapareceria de sua vista e acordaria lá. E se eu acordasse das profundezas de onde estou falando agora, também desapareceria lá. Veja, todo o vasto mundo é o homem empurrado para fora, pois não há nada além de Deus – que é a sua maravilhosa imaginação humana!

 

Acredite na minha palavra e teste a si mesmo. Pegue uma frase como meu amigo fez, ou uma imagem que implique a realização de seu desejo. Mantenha isso em sua mente. Não conte a ninguém, mas convença-se de sua verdade e caia em um sono profundo. Se você fizer isso, nenhum poder na terra pode impedir o seu desejo de se objetificar.

 

Agora, Amós nos diz: “Mandarei fome sobre o homem. Não será fome de pão, nem de água, mas de ouvir a palavra de Deus”. Quando essa fome chega, é tão intensa que nada o satisfará, exceto uma experiência de Deus. E quando nada mais entra em sua mente, você atingiu o fim do caminho.

 

É-nos dito: “Ele lia no livro, a lei de Deus com interpretação, para que aqueles que o ouviam entendessem a leitura.” Superficialmente, a Bíblia é um livro fechado, lido com os olhos velados. Mas quando vem alguém cujos olhos foram abertos pela experiência das escrituras, ele compartilha o significado mais profundo do livro e interpreta sua leitura a partir da revelação. No livro de João, é feita a pergunta: “Como esse homem recebeu tal aprendizado, se não estudou?” As Escrituras não podem ser discernidas intelectualmente. É compreendido apenas por meio de revelação. Só quando o drama de Jesus Cristo se desenrolou dentro de mim é que entendi o mistério cristão.

 

Agora, com Blake, sei por experiência que a imaginação humana é Cristo, o Pai de toda a vida. O homem está sempre procurando a causa dos fenômenos da vida, chamados ‘Deus’ no Antigo Testamento e ‘Pai’ no Novo. Mas o homem só encontrará sua causa no final de sua jornada, quando Davi o revelar como o único Deus. Diz-se que Jesus abriu os olhos aos cegos, mas quem são eles? Não são aqueles que não podem ver a verdade das Escrituras? Se eu disser que sua imaginação humana é Deus, o Pai de toda a vida, e [se] você não acredita em mim a ponto de testar sua imaginação – você é um cego. Mas se você tentar, seus olhos se abrirão para a causa de toda a vida.

 

Meu amigo me viu ensinando em um celeiro, semeando meus grãos (a palavra de Deus) em quatro tipos diferentes de solo. Alguns caíram na movimentada estrada da vida, alguns entre pedras, outros, entre espinhos, bem como solo que havia sido preparado para recebê-los. Embora meu amigo tenha viajado meio mundo para me encontrar e ver seu pai terreno começando a entender, seu interesse agora é encontrar seu Pai celestial como sua imaginação humana. Ele agora está colocando sua imaginação à prova e provando isso além da medida. Ele sabe que a cada momento deve plantar e colher, plantar e colher.

 

Ele me conjurou, de si mesmo, como um professor em quem confia. Embora eu esteja diante de você como outro, se eu não estivesse em você, este drama não seria verdadeiro. Se tudo em meu mundo está em mim, então tudo em seu mundo está em você. E se estou em seu mundo, estou em você.

 

Todo sonho é egocêntrico. Quando ele me viu no armazém de grãos, ele estava olhando para uma projeção de si mesmo. Tudo está saindo de Cristo, a essência do seu ser. Meu amigo me puxou para fora de si mesmo para dizer que ele está no final de sua jornada. Ele e eu não somos dois, mas um. Eu estou em você e você está em mim, mútuo no amor divino. Embora pareça haver muitos de nós – cada um imaginando – a palavra ‘Elohim’ é uma unidade composta de um feito de outros; portanto, estou em todos e todos estão em mim.

 

Todos cumprirão as Escrituras, pois a vida não termina até que isso aconteça. Nenhum homem virá do espaço sideral, ou de algum ventre sagrado, e salvará você! Cristo vem de dentro de você, porque é onde ele está enterrado. Seu corpo é seu sepulcro, de onde ele se levanta e se desdobra. E só quando isso acontecer você saberá a verdade e será libertado.

 

Agora, ou você acredita em mim e usa sua imaginação – conscientemente, ou não. Se você não agir agora, você o fará eventualmente, pois ninguém estará perdido. Se você morrer esta noite, sua crença não será transformada, mas você será restaurado à vida em um mundo tão real quanto este. Você conhecerá as mesmas limitações que conhece aqui. Você vai sofrer, ser enganado, trair e ser traído, até que você acredite ao ponto de agir. Então as escrituras se desenvolverão dentro de você e você partirá desta era da morte para entrar na era da vida, controlando sua maravilhosa imaginação humana.

 

Meu amigo acreditou tanto nas duas palavras que ouviu ao adormecer que as levou para um sonho e viu a mão escrevê-las em caligrafia. É isso que estou pedindo a todos que façam.

 

Você se enviou ao mundo com um propósito e não retornará até que tenha concluído o trabalho que veio fazer. A morte não termina a obra que Deus começou em você, pois o mundo não termina no ponto em que seus sentidos deixam de registrá-la. Você não pode mais ouvir, tocar ou ver quem ama; mas quando você deixa este corpo, você é instantaneamente restaurado a um que é tão sólido e real quanto o que você veste agora. Você terá cerca de vinte anos, em um ambiente mais adequado para o trabalho que ainda será feito em você. Enquanto estiver lá, você ouvirá essas palavras e ainda poderá recusá-las; mas não se zomba de Deus, ele tentará repetidas vezes até que você os ouça com entendimento. Então você começará a viver pela palavra de Deus e despertará para descobrir que você é Ele. Que você é aquele mencionado nas escrituras.

 

As promessas feitas a Abraão, Davi e os profetas foram cumpridas em Cristo, pois sua imaginação é sua esperança de glória. “Ele me fez conhecer o mistério de sua vontade, de acordo com o propósito que ele apresentou em Cristo como um plano para a plenitude dos tempos, para unir todas as coisas no céu e na terra.” Tudo é trazido de volta e redimido em você, e no final somos todos um.

 

O Cristo Cósmico não é alguém que nasceu há dois mil anos, mas um modelo de salvação que está enterrado em cada filho nascido de mulher. Sua história é apresentada nas escrituras como um padrão a ser seguido espiritualmente.

 

Meu amigo foi levado em espírito do outro lado do mundo – não para ouvir uma pessoa chamada Neville, mas para ouvir o Pai dentro dela. Virando as costas para seu pai terreno, ele encontrou o Pai celestial em quem confia. Já chegou ao ponto de perceber que é o Pai, projetando-se e instruindo-se. Mas a única maneira de ele saber disso é por meio do filho unigênito de Deus, Davi, o Davi de fama bíblica.

 

Quando David estava diante de mim, não havia incerteza quanto ao relacionamento. Eu sabia que ele era meu filho e ele sabia que eu era seu pai. Você pode estar inseguro quanto a alguém com quem cruza na rua, mas quando Davi está diante de você, não há dúvida alguma. Você conhecerá David, seu filho que se perdeu porque você adormeceu para sonhar o sonho da vida. Ele estava morto e está vivo novamente. Davi nunca perdeu uma batalha, porque o Senhor estava com ele. E quando toda a vida acabar e você estiver no final da jornada, David – um homem segundo o seu coração que faz toda a sua vontade – aparecerá e o chamará de pai. Então você deixará este mundo, não mais para ser restaurado à vida; pois você terá consciência de ser sua força vivificante.

 

A Escritura deve ser experimentada para ser compreendida. Não é uma história secular, mas a história da salvação. É a história de Deus, que morreu e se enterrou na humanidade. A história de como Ele ressuscitou, individualmente, do estado de morte, para se tornar o único Pai do único filho. Se eu sei que sou o pai de Davi e você sabe que é o pai dele, não somos um pai? Por mais impossível que pareça, sem perda de identidade, teremos o mesmo filho e saberemos que somos o mesmo pai.

 

Faria alguma diferença para você se você fosse o dono do mundo – mas não soubesse disso? Você criou o mundo e tudo o que há nele, mas adormeceu e está sonhando que é limitado, pobre, doente e faminto. E você vai continuar seu sonho no mundo do tempo, até me ouvir no armazém de grãos e acreditar em mim a ponto de agir!

Agora vamos para o silêncio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *